segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Neojibá promove intercâmbio e oficinas com projetos do Extremo Sul baiano

A delegação do Neojibá ao lado dos alunos do IASA

Dando início às ações de expansão e interiozação do Neojibá, o Maestro Ricardo Castro, diretor geral do programa, e quatro integrantes do naipe de cordas da Orquestra Juvenil 2 de Julho estiveram entre os dias 19 e 22 na região de Porto Seguro promovendo oficinas de capacitação e apresentações musicais. Dois projetos culturais foram contemplados nesta primeira visita de intercâmbio técnico e pedagógico: a Orquestra Sinfônica do Descobrimento, em Porto Seguro, e o Instituto Amigos de Santo André – IASA, no município, de Santa Cruz de Cabrália.

As atividades de capacitação incluíram uma palestra sobre manutenção e pequenos reparos de instrumentos de cordas (violinos, violas e violoncelos) com David Matos, violoncelista e luthier formado pelo Neojibá. Além da apresentação, o luthier fez também regulação e reparação em diversos instrumentos de cordas dos projetos visitados. Allan Resedá, violista, transmitiu conhecimentos básicos sobre técnica, postura e atitude para instrumentistas de corda e, com os colegas Priscila Figueiredo e Reinaldo Silva, violinistas, colocou em prática com grupos menores os conhecimentos recém adquiridos. No final o "Quarteto de Cordas" da J2J fez uma pequena apresentação. Dezenas de jovens foram atendidos e vários instrumentos de cordas regulados e reparados.

Na ocasião, um convênio de cooperação técnica foi assinado com o IASA tendo como primeiro resultado a vinda a Salvador de duas jovens violinistas, Emily (16 anos) e Kamymy (17 anos e integrante do povo Pataxó). As duas integrarão o Neojibá até o mês de dezembro e voltarão ao IASA como monitoras para transmitir a experiência e conhecimento adquirido. "Essa parceria representa uma oportunidade única de profissionalização dos meninos através música", conta a responsável pelo IASA, Carolina França Pinto. "Pelo fato de estarmos numa região carente de pessoas capacitadas, nunca tivemos essa pretensão. Agora, com a parceria, vislumbramos inclusive um novo foco para o instituto, e o intercâmbio das meninas é um passo muito importante para isso. Estamos super contentes", conclui.

Como continuidade do intercâmbio com a região, o Neojibá pretende realizar uma turnê do Projeto Serioso em cidades do Extremo Sul baiano.

Neojibá no Dia Nacional da Construção Social

Os músicos do Neojibá (com os instrumentos trocados) no stand do SESI Retiro


No último sábado, 21, o Neojibá esteve presente com um stand no Dia Nacional da Construção Social, realizado no SESI Retiro. O programa foi representado por seis dos seus músicos, que puderam fazer pequenas demonstrações e explanações sobre instrumentos de orquestra, como fagote, clarineta, violas, trombone e violoncelo. Enquanto isso, slides e materiais gráficos davam aos visitantes - que em sua maior parte nunca tiveram contato com a música de concerto - uma noção sobre a formação de uma orquestra, e também sobre o Neojibá.

O evento, realizado pelo 4° ano consecutivo no SESI (Serviço Social da Indústria) em parceria com o SINDUSCON – BA (Sindicato da Indústria da Construção), ofereceu serviços gratuitos de saúde, cidadania e lazer aos trabalhadores da indústria da construção e seus familiares.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O Neojibá agora tem sua Van!

Os músicos ficaram radiantes com a chegada do novo veículo

Na tarde de hoje (18/08), o maestro Ricardo Castro interrompeu o ensaio da Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho no palco do TCA, para mostrar uma novidade aos músicos. "Vamos lá fora, tenho uma surpresa", disse ele. Ao chegarem no vão livre, os jovens pularam de alegria ao verem estacionada a bela Mercedes Sprinter 413, com 20 lugares, primeiro meio de transporte pertencente ao Neojibá.

A aquisição da van, comprada pela AOJIN com recursos doados por Anna Mariani e Maria Clara Mariani e cedida ao Neojibá enquanto vigorar o Contrato de Gestão com a SECULT, é mais uma vitória do programa que entra agora em uma nova etapa: além de permitir o transporte entre o TCA, o ICEIA e os novos núcleos que em breve estarão em funcionamento, o veículo facilitará a circulação do Neojibá interior adentro para divulgar e promover, de maneira inédita, a prática orquestral e a música de concerto pela Bahia.

domingo, 15 de agosto de 2010

Neojibá divulga a lista dos aprovados da Audição Pública



O Neojibá parabeniza todos os participantes da Audição Pública realizada nos dias 13, 14 e 15 de agosto no Teatro Castro Alves de Salvador. Mais de 160 candidatos se inscreveram, oriundos da região metropolitana de Salvador, do interior do Estado (Jacobina, Maragogipe e Serrinha), dois candidatos de Alagoas, um de São Paulo e um do Ceará.

Devido ao alto nível dos candidatos concedemos excepcionalmente 10 vagas suplementares. Além disso reativamos a OPE (Orquestra Pedagógica Experimental) exclusivamente para instrumentos de cordas, onde outras 10 crianças poderão se preparar para a próxima Audição. Os integrantes da OPE freqüentarão o Neojibá dois dias por semana.

Todos os aprovados devem se dirigir à Administração do Neojibá até dia 27 de Agosto de 2010.

A inscrição será efetivada depois da apresentação dos documentos e da assinatura do “Termo de Compromisso” vinculado ao “Manual do Músico Neojibá”.

A próxima audição está prevista para fevereiro de 2011.

Clique aqui para ver a lista dos aprovados.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Neojibá apresenta Projeto Serioso neste sábado

Richard Young comanda o ensaio do Projeto Serioso

Um dos maiores instrumentistas de cordas da atualidade prepara um concerto especial com jovens músicos do Neojibá. Neste sábado (14), 50 músicos de cordas da Orquestra Juvenil 2 de Julho (J2J) e da Orquestra Castro Alves (OCA), formadas pelo Neojibá, farão única apresentação do Projeto Serioso, liderado pelo violista norte-americano Richard Young, na Igreja Santa Clara do Desterro, em Nazaré, às 19h.

Depois de duas semanas de ensaios intensivos, 16 jovens da J2J irão executar o Quarteto de Cordas em Fá Maior do compositor e pianista francês Maurice Ravel. O Grupo de Cordas da OCA irá executar outro repertório desafiador. Tocarão desde o Quarteto "O Pássaro" – de Joseph Haydn, um dos compositores mais importantes do período clássico –, até a animada e moderna trilha de Os Simpsons, de Danny Elfman. O repertório ainda contará com a envolvente Lullaby de George Gershwin.

O Projeto Serioso, criado por Richard Young, surge como um método que permite ensinar técnicas específicas de Música de Câmara a distintos níveis, ao mesmo tempo.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

CONVOCAÇÃO DOS MÚSICOS INSCRITOS PARA AS AUDIÇÕES DE NOVOS INTEGRANTES

O Neojibá convoca os inscritos no processo de seleção para 10 novas vagas para que compareçam nos dias 13/08 a partir das 13:30h ou 14/08 a partir das 09:00h. Os músicos serão avaliados a partir de uma prova de percepção (peça escolhida pelo músico) e uma leitura à primeira vista (peça escolhida pela banca examinadora). É imprescindível o documento de identidade e chegar ao local no horário determinado. Os músicos que já possuem instrumento próprio podem levá-los à audição.

IMPORTANTE!
Devido ao grande número de fichas recebidas, comunicamos que AS INSCRIÇÕES ESTÃO ENCERRADAS para a presente seleção. As pessoas que se inscreveram após a lotação máxima ser atingida entraram na Lista de Espera, e poderão ser ouvidas no sábado, a partir das 09h00. Qualquer dúvida, estamos à disposição através do 3117-4844.

CLIQUE AQUI para ver a lista de convocação*:

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Neojibá abre 10 vagas e faz seleção para novos instrumentistas

O Neojibá vem a público informar que estão abertas as inscrições de processo seletivo para o preenchimento de 10 (dez) vagas para crianças e jovens entre 7 e 24 anos de idade (com prioridade para os menores de 18), que já possuem iniciação musical em instrumentos de orquestra (violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão e piano). Para preencher uma das vagas, é pré-requisito que o músico tenha disponibilidade no turno vespertino.

As audições acontecerão no Teatro Castro Alves (Praça 2 de Julho, s/n, Campo Grande) nos dias 13 de agosto, a partir das 13h30, e 14 de agosto, a partir das 09h00. Os interessados deverão se inscrever até o dia 12 de agosto através do site www.neojiba.org/participe, e para maiores informações escrever para escolar@neojiba.org ou ligar para (71) 3117-4844.