domingo, 29 de novembro de 2009

J2J se apresenta na III Conferência Estadual de Cultura

J2J faz apresentação inspirada na Catedral de São Sebastião, em Ilhéus

Nos dias 26 e 27 de Novembro os integrantes da Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J) estiveram na região cacaueira da Bahia, na cidade de Ilhéus se apresentando na III Conferência Estadual de Cultura. Sob a batuta do maestro Ricardo Castro, a J2J encantou os presentes na Conferência. Representantes soteropolitanos e do interior do estado, que até então nunca tinham ouvido um orquestra sinfônica, saíram emocionados do concerto.

Os representantes territoriais de cultura de todo o Estado, produtores, artistas puderam prestigiar - e se emocionar - com a bela performance da J2J no Centro de Convenções de Ilhéus. "Foi divino! A paixão que eles passam através da música é indescritível, é impressionante o poder da música. Eu saí daquela sala por alguns instantes, pude transcender a outra era. Não me lembro quando foi que algo me tocou assim... Pena que já estou velha para tocar!", declarou Urânia Munzanzu, coordenadora do Ponto de Cultura do Engenho Velho da Federação.

Os jovens apresentaram a Abertura de Coriolano. Op.62 de Beethoven, o terceiro e o quarto movimentos da Sinfonia nº 9 em E menor, Op. 95 de Dvorak, a Dança Húngara nº 5 de Brahms, o Malambo da Suíte Estância de Alberto Ginastera, Tico-Tico no Fubá de Zequinha de Abreu e o arranjo da música Asa Branca de Luis Gonzaga.

No dia seguinte, entre cantos espairados pelo ar por belos pássaros, vitrais franceses, colunas gregas e arcos góticos, a J2J tocou inspiradamente na Catedral de São Sebastião. A apresentação contou com a dramática história do Sargento Coriolano, que inspirou Beethoven a compor a Abertura de Coriolano, Op. 62, além da Dança Húngara de Brahms, o 1°, 3° e 4° movimentos da Sinfonia n° 9 “Novo Mundo” de Dvorak, o dançante Danzón nº2 de Marquez e o profundo Nimrod (Enigma Variations) de Edward Elgar, finalizando a noite.

Estiveram presentes na noite o Ministro de Cultura - Juca Ferreira, o Governador da Bahia - Jaques Wagner, o Secretário de Cultura da Bahia - Marcio Meirelles, o Prefeito de Ilhéus - Nilton Lima entre outras autoridades.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Integrantes do NEOJIBA aprendem a ensinar com Susan Simán

Susan Simán realiza importante trabalho no ensino da iniciação musical

Entre os dias 16 e 21 de novembro esteve em Salvador a violinista venezuelana, da Miami Symphony Orchestra, Susan Simán. Ela veio a nossa terra com o objetivo de passar sua enorme experiência em iniciação musical, na propedêutica do ensino de música, em especial das cordas. Além disso, Susan fez ensaios com as cordas da J2J e OCA, e deu aulas individuais.

Esta é uma introdução do trabalho de Susan aqui. No início do ano que vem, com a mudança da sede do NEOJIBA para o Teatro do ICEIA, e com a inserção de novos alunos, ela retornará para preparar os integrantes do projeto a serem bons professores, passando a eles a propedêutica do ensino musical. Para ela, antes de ensinar como dar aulas se faz necessário o empenho em habilitar os músicos no seu desempenho como instrumentista e no seu papel na orquestra. "É preciso termos músicos sólidos, uma orquestra sólida, afinal sem músicos não há aluno".

Susan Simán tem um longo currículo como educadora, tendo sido por vários anos diretora do Centro Acadêmico Infantil de Montalbán (sede das orquestras infantis na Venezuela), onde desenvolveu centenas de atividades por inúmeros núcleos venezuelanos do FESNOJIV. Atualmente é diretora do Doral Conservatory, em Miami, e coordenadora de vários conservatórios e projetos de música em Nova York e Colorado (EUA), Porto Rico, México, Argentina, Colombia, dentre outros.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Concerto em Miami tem renda revertida para o NEOJIBA


Acontece hoje à noite em Miami concerto especial da Miami Symphony Orchestra que, além de homenagear os 50 anos da morte de Villa-Lobos, tem como objetivo a arrecadação de fundos para o projeto NEOJIBA. A apresentação, organizada pela Diretora Artistica e Fundadora Simone Leitão e pelo produtor-executivo Frederico Gouveia, conta com os artistas brasileiros convidados Luiz Fernando Malheiro (maestro), Edna d'Oliveira (soprano) e Simone Leitão (piano).

Com a missão de celebrar a cultura sinfônica brasileira e incentivar o crescimento da música clássica no Brasil, grande parte da arrecadação do concerto será doada ao NEOJIBA. Os fundos arrecadados da venda de ingressos serão encaminhados ao Banco de Instrumentos da Inter-American Cultural Development Foundation, em Washington, D.C., e o valor será investido na compra de instrumentos musicais para o NEOJIBA, em 2010.

Ações de apoio ao NEOJIBA, como esta, têm vindo dos mais diversos lugares. Exemplo disso, além do concerto em Miami, são a contribuição do Consulado venezuelano - que na última semana fez importante doação para a compra de materiais de luthieria -, e o concerto que será realizado em Lausanne pela École de Musique Pully, também em prol do NEOJIBA, no próximo dia 02 de dezembro (só para ficar nos exemplos do mês atual). Estes frutos foram colhidos através das sementes plantadas pelo próprio Ricardo Castro que, além de Diretor-Fundador do NEOJIBA, tem o importante papel de Embaixador do projeto, trabalhando pela divulgação e atração de parcerias em suas viagens pelo mundo. Ao mesmo tempo, demonstra o grande potencial de captação do NEOJIBA, que certamente tem muito a oferecer para o mundo e para seus jovens integrantes que - estes sim - são os grandes frutos dessa bela colheita musical.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Cônsul da Venezuela visita o NEOJIBA no TCA

A cônsul Coromoto Godoy (ao centro) visita o ateliê de lutheria do NEOJIBA

O NEOJIBA recebeu na tarde dessa terça-feira, dia 10 de novembro, a visita da cônsul geral da República Bolivariana da Venezuela em Recife, Coromoto Godoy Calderón, acompanhada da vice-cônsul Maria Dolores Mani. Elas foram acompanhadas pelo diretor-fundador do projeto, o maestro Ricardo Castro, pelo Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Marcio Meirelles, e pelo representante da Câmara de Comércio Brasil - Venezuela de Salvador, Gilmar de Araujo.

Durante a visita, a cônsul fez a entrega de um cheque no valor de R$ 13.000,00, metade de uma doação que será repassada na íntegra até o início do ano que vem. Esse montante vai ser revertido em material para o primeiro ateliê de luthieria do NEOJIBA. A luthieria é a arte de fabricar e reformar instrumentos e o projeto já está preparando jovens músicos aprendizes para seguirem nesse ofício.

Além da entrega do cheque, a cônsul anunciou também uma futura parceria que vai disponibilizar cursos de espanhol para os integrantes das orquestras. Além disso, os estudantes de luthieria também foram convidados para participarem de estágio na Venezuela, nas oficinas do FESNOJIV, projeto no qual a criação do NEOJIBA foi inspirada.

Para o Secretário Márcio Meirelles, estreitar a relação com um país como a Venezuela é um caminho para se comunicar cada vez mais com a América Latina. O maestro Ricardo Castro também destacou a importância de uma doação feita por um país vizinho e aproveitou a oportunidade para apresentar aos visitantes a Orquestra Castro Alves (OCA), batizada nessa semana com o nome do poeta baiano, que executou algumas peças do seu repertório, assim como a Orquestra Juvenil 2 de Julho (J2J), formada por jovens de 11 a 25 anos, encerrando o encontro com música da mais alta qualidade.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

OCA estreia na 28ª Feira da Fraternidade

O jovem regente Yuri Azevedo conduz a OCA, a mais nova orquestra do NEOJIBA

No último domingo, 08 de Novembro, os presentes na tradicional Feira da Fraternidade, realiada no Barracão da Graça, puderam apreciar a estreia da Orquestra Castro Alves (OCA). A OCA abriu a apresentação com Ivana Dudnik regendo a Dança Húngara n° 2 de Brahms e trechos da Suíte Carmem de Bizet, seguida pelas coreografias da envolvente salsa Chamambo de Manuel Artes, com o jovem Yuri Azevedo regendo. Depois foi a vez de The James Bond Theme, trilha sonora das famosas aventuras de James Bond. Para finalizar, foi executado o arranjo da Abertura dos Mestres Cantores de Wagner com Dudnik na regência. A apresentação encantou e despertou a curiosidade de várias crianças presentes no local, como a pequena Amanda Santana, de apenas seis anos. Ao final do concerto ela veio curiosa até os oboístas da orquestra perguntar qual era o nome daquilo. "São muito bonitos estes instrumentos, vou pedir para minha mãe comprar para mim. Deve ser divertido tocar", disse ela.

Do piso A do TCA emergiu a nova orquestra do NEOJIBA. A OCA tem como base os membros da antiga OPE (Orquestra Pedagógica Experimental), que cresceu em qualidade e quantidade, com muito esforço, trabalho e estudo, deixando o titulo de experimental e dando um importante passo a sua frente.

A tradicional feira da Fraternidade é promovida pela comunidade paroquial sob o comando do Padre Luis Freitas, tendo como objetivo arrecadar fundos para ajudar as obras sociais da Paróquia Nossa Senhora da Vitória (Largo da Vitória). A feira também contou com barracas de gastronomia nacional e internacional, mostras de artesanato, brechós, barraca da sorte e a Tenda das Artes, que expôs obras de artistas plásticos, exibiu vídeos e promoveu oficinas artísticas.

sábado, 7 de novembro de 2009

J2J se apresenta no Prêmio Educadores Inovadores

O multicultural público do evento aplaude de pé a apresenação da J2J

Nesta sexta-feira, 06 de Novembro, a Microsoft e seus convidados receberam um belo presente do Governo da Bahia. A Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J), sob a regência de Ricardo Castro, fez um concerto impecável no Museu de Arte Moderna (MAM), para os cerca de 400 convidados dos mais diversos países do mundo. Eles apreciaram, dançaram e se emocionaram ao som da orquestra.

A J2J abriu a apresentação com a Dança Húngara n° 4 de Brahms e estreou de forma brilhante a Sinfonia n° 9 em Mi menor, op. 95 “Novo Mundo” de Antonín Dvorák. Após o intervalo para que as premiações do evento fossem entregues, a orquestra retornou ao palco para executar um repertório latino: foi desde o baião do Batuque, de Lorenzo Fernandez, até o Choro bem sincopado de Tico-tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, que levaram os convidadosao delírio, com direito a trenzinho, embalados pela animada música. Antes, o regente convidado Samuel Robles, do Panamá, tomou a batuta em suas mãos e de forma dançante e envolvente regeu o Danzón n° 2 de Arturo Marquez, contando com Ricardo Castro ao piano. No merecido bis, os jovens tocaram animadamente Os Toureadores da Suíte Carmem, de Bizet, que ganhou um mini coral formado pelo público, que a esta altura já estava todo de pé, cantando e dançando. Estiveram presentes no evento de gala o Governador da Bahia, Jaques Wagner, a primeira-dama Fátima Mendonça, o Vice Presidente de Produtos Educacionais da Microsoft, Michael Golden e o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy.

O Prêmio Microsoft Educadores Inovadores é um Concurso que valoriza projetos que utilizam a tecnologia para revolucionar o ensino e o processo de aprendizagem das escolas brasileiras. Reconhecendo os melhores projetos educacionais desenvolvidos por educadores e gestores da rede pública pertencentes a Núcleos de Tecnologia Educacional , escolas públicas municipais ou estaduais, ONGs, fundações e escolas técnicas.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Franceses ministram oficinas de lutheria para o NEOJIBA

Os luthiers Christian Rault e Marie Murgue com a mão na massa

Entre os dias 02 e 09 de novembro uma equipe de profissionais franceses realiza oficinas de lutheria com os músicos do NEOJIBA. O luthier de cordas Christian Rault, a luthier de sopros Marie Murgue, coordenados por Philippe Bachman, irão ensinar a arte de restaurar instrumentos para alguns integrantes do projeto que deverão repassar seus conhecimentos aos demais componentes.

Nas oficinas, os alunos têm a oportunidade de reparar seus instrumentos e aprender de perto todo o processo de reforma, auxiliando e observando o trabalho dos artesãos. Segundo Luciano Afro, aluno de lutheria “sempre gostei de consertar instrumentos, muito antes de entrar no NEOJIBA já fazia isto, e por falta de incentivo não pude levar à frente. Aqui tenho material, professores e o incentivo que precisava. Tem sido muito produtivo.”

Christian Rault é luthier de cordas há 24 anos, formado pelo Instituto Internacional de Lutheria de Cremona, na Itália. Ele tem atuado em vários países – entre eles Espanha, México, Suíça, Marrocos e Cuba – ministrando aulas de lutheria. Marie Murgue é formada como luthier de sopros pelo Institut Technique Europeen des Metiers de la Musique (ITEMM), na cidade de Le Mans, França. Ela tem atuado intensamente ao longo de seis anos na arte da lutheria.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Quartetos da J2J se apresentam em Camaçari

Conduzidos por Richard Young, os quartetos da J2J interpretam obra de Shostakovich

Na última quarta-feira, 28 de outubro, a população camaçariense teve o prazer de ouvir a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e os Quartetos de Cordas da Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J) no Teatro Cidade do Saber, em Camaçari. A casa estava cheia, e contou com a presença de cerca de 500 crianças e jovens, integrantes de projetos sociais locais, que, em sua grande maioria, estavam assistindo a uma orquestra sinfônica pela primeira vez.
O jovem Abner Pinto, fagotista da J2J, abriu o concerto ao solar nos três movimentos do Concerto para Fagote e Orquestra em Si bemol maior, K.191 de Mozart, acompanhado pela OSBA, e sob a regência de Ricardo Castro. A jovem camaçariense Vanessa Fernandez, de 16 anos – mesma idade de Abner – ficou encantada em ver alguém tão jovem tocando tão bem. "Eu achava que só tocava na frente de uma orquestra quem era velho ou no mínimo adulto." E entre risos, completou: "Eu também quero tocar bem assim, se ele pode eu também posso".

Logo em seguida, foi a vez dos quartetos de cordas da J2J se unirem e formarem uma orquestra de câmara, para tocar o belo e profundo Quarteto de Cordas n° 8 em Dó menor op.110, de Dmitri Shostakovich. A extraordinária obra é bem característica do compositor, onde estão presentes a dança brutal do Allegro Molto com o pesado tema de guerra, o delicado sarcasmo do Allegretto, a sutileza do Largo de Abertura, lembrando uma fuga, e a profunda inteligência da construção musical dos dois últimos Largos. À frente dos quartetos estava o renomado violista da Vermeer String Quartet de Chicago, Richard Young, que esteve na cidade por duas semanas monitorando os jovens instrumentistas.

Para encerrar a tarde com chave de ouro a OSBA retorna ao palco para acompanhar a lindíssima interpretação, feita por Young, da peça Estudos Sobre Simples Sons (Concerto para viola nº. 2), composição contemporânea de Alexander Tchaikovsky (não o confundam com o conhecido compositor clássico Piotr Ilitch Tchaikovsky). Os quatro movimentos do concerto foram bem aplaudidos pelo público, que pôde presenciar a bela cadência improvisada com temas jazzísticos, acompanhados de piano e contrabaixo, em harmonia com o aveludado e intenso som da viola de Young. Um dia rico, de belas interpretações no Teatro do Saber.