terça-feira, 29 de setembro de 2009

OPE e J2J se apresentam em homenagem aos idosos

A J2J e a OPE se apresentam juntas, pela primeira vez, no palco do TCA

Na última terça-feira, 22 de setembro, os jovens do NEOJIBÁ apresentaram um concerto muito especial em homenagem ao mês do Idoso. Pelo segundo ano consecutivo, o CREASI (Centro de Referência Estadual de Atenção a Saúde do Idoso) levou mais de 1.000 pessoas à sala principal do Teatro Castro Alves e puderam assistir gratuitamente ao programa.
Em primeira mão puderam ver uma série de concertos, tendo como solistas alguns integrantes da Juvenil 2 de Julho (J2J), como o Concerto em Lá menor de Bach para Violino, executado por Rebecca Baratto, o concerto para Dois violinos de Vivaldi, tocado pelas irmãs Hosana e Helena Ibarra, o concerto para Fagote de Mozart, por Abner Silva e o concerto para Flauta Transversal e Harpa de Mozart, executado pela flautista Ana Júlia Bittencourt e a harpista Mariana Tudor.

Após os concertos, pela primeira vez ao longo destes dois anos de existência á J2J uniu-se à Orquestra Pedagógica Experimental (OPE), onde tocaram com muito vigor a Dança Húngara de Brahms. Logo depois, a J2J despede-se do publico – no dia seguinte 60 integrantes embarcaram para a Venezuela – se junta à platéia, e a OPE finaliza o programa com o Te Deum de Richard Wagner e o Carinhoso de Pixinguinha, com direito a dança e a um discreto coral formado pelo público. Como bis repetiram a Dança Húngara, só que desta vez sem a presença da J2J e das partituras, arrancando muitos aplausos da plateia.

O CREASI é a unidade de referência da Secretaria de Saúde do Estado para atendimento ao idoso. Localizado no Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto, próximo ao Iguatemi, o centro já atendeu, desde a inauguração, há seis anos, cerca de 12 mil pacientes. No local, é realizado um trabalho de assistência integral, com atenção individual e em grupo, oficinas terapêuticas, psicoterapia, grupos de convivência, assistência familiar e atividades educativas.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

J2J se apresenta em Euclides da Cunha

O jovem Yuri Azevedo rege a Orquestra Juvenil 2 de Julho em Euclides da Cunha

Neste último sábado, dia 19, a Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho foi até Euclides da Cunha para participar das celebrações do 76º aniversário de sua emancipação e do centenário da morte do escritor que dá nome à cidade. Na abertura do concerto, para entrar no clima do Sertão, a J2J tocou o arranjo de Asa Branca feito pela orquestra, com regência de Ricardo Castro, e logo em seguida executaram a Suíte Estância de Ginastera, arrancando muitos aplausos da platéia, que se animou com toda a energia e movimentação da orquestra. Na sequência, Ricardo passou a batuta para o jovem regente Yuri Azevedo, que conduziu o Batuque de Fernandez, Los Toreadores, da Suíte Carmem de Bizet, e para finalizar, o Tico-Tico no Fubá de Zequinha de Abreu.

Estiveram presentes no evento o Governador da Bahia, Jaques Wagner, o Secretário de Cultura da Bahia, Marcio Meirelles, a prefeita da cidade, Fátima Nunes, entre outras autoridades. Além deles havia uma praça lotada de pessoas que, em sua maioria, nunca puderam ver uma orquestra sinfônica. Segundo a euclidense Maria Aparecida Brito, “O máximo que já vimos aqui foi a Filarmônica de Irecê. A passagem de som de vocês foi um verdadeiro aprendizado para mim, pois desconhecia o nome e o som de muitos dos instrumentos que estavam ali. Foi muito emocionante ver uma Orquestra Sinfônica de perto aqui.”

O município de Euclides da Cunha fica no nordeste baiano e, ainda hoje, guarda em sua extensão marcas da guerra de Canudos. Na principal praça da cidade, a da Bandeira, está a casa que serviu de quartel-general para as forças republicanas. Até mesmo o nome da região tem ligação com a história. Ele é uma homenagem ao escritor e jornalista Euclides da Cunha que registrou no livro, “Os Sertões”, a saga de Antônio Conselheiro, um dos lideres do movimento.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Começo de semestre agitado no NEOJIBÁ

O maestro Christopher Warren-Green conduz o ensaio da J2J no palco do TCA

A Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J) retornou da Turnê Nordeste a todo vapor. Desde que voltaram, os jovens vêm dando continuidade à exigente rotina diária de estudos, tendo a oportunidade de trabalhar com grandes músicos convidados. Entre as presenças ilustres, a J2J recebeu o regente titular da London Chamber Orchestra, Christopher Warren-Green e sua esposa, a violinista Rosemary Furniss, além dos venezuelanos membros da Simón Bolívar, Eduardo Salazar (violino) e Rafael Payare (trompa). Com muita dedicação e ajuda dos professores de primeira linha, a J2J começa a ensaiar um novo repertório, executando obras como a Sinfonia do Novo Mundo, do compositor tcheco Antonín Dvořák.

No próximo dia 19 a J2J se apresenta em Euclides da Cunha, na celebração do 76º aniversário de sua emancipação e do centenário da morte do escritor que dá o nome à cidade. Já no dia 22/09 (terça-feira), o NEOJIBÁ marcará presença na sala principal do Teatro Castro Alves, às 15h30, em comemoração ao Mês do Idoso. São esperados cerca de mil idosos, trazidos pelo CREASI (Centro de Referência Estadual ao Idoso), que prestigiarão apresentações da OPE - Orquestra Pedagógica Experimental e de Concertos interpretados por alguns membros da J2J. Apesar de o evento ser feito especialmente para os mais velhinhos, todos estão convidados. A entrada é franca.

No dia seguinte, um grupo de 60 pessoas parte para a Venezuela, para passar uma semana conhecendo de perto o FESNOJIV, sistema que inspirou o NEOJIBÁ, e que há mais de 30 anos iniciou uma revolução musical naquele país. Lá, os jovens terão a oportunidade de se integrar às orquestras locais, de receberem aulas e até de ensinar para as crianças menores.