sexta-feira, 24 de abril de 2009

Convocação para Seleção Pública - INSCRIÇÕES PRORROGADAS

O NEOJIBÁ – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia – prorrogou as inscrições de seleção pública para a Orquestra Juvenil 2 de Julho. Os interessados têm até o dia 8 de maio (sexta-feira) para enviar seus dados. As provas serão no dia 9 de maio às 10h da manhã, no piso B do Teatro Castro Alves.

Estão abertas vagas para os seguintes instrumentos:
• Violoncelo
• Percussão
• Contrabaixo

As condições de participação são:
• Músicos entre 10 e 24 anos de idade que tenham conhecimentos básicos de teoria musical e solfejo, além da experiência instrumental.
• Disponibilidade para atividades de segunda a sexta-feira, das 14:00 às 17:00 hs e dois sábados por mês das 10:00 às 12:00 hs.
• Disponibilidade para viagens nacionais e internacionais.

Os músicos selecionados receberão Bolsa-auxílio de R$ 300,00 (trezentos reais), vale transporte e lanche.

O processo seletivo compreenderá provas de teoria musical e provas práticas de instrumento e percepção musical. Os interessados deverão enviar e-mail para audicaoneojiba2009@gmail.com, informando nome completo, instrumento e telefones para contato. Cada candidato receberá uma convocação por escrito com o horário da prova. Informações poderão ser obtidas pelo telefone: 3117-4844 e pelo e-mail info@neojiba.org.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Intercâmbio YOA - Abril/2009

Mauro Maur, Françoise Gadbois, Marilyn de Oliveira, Mary Ann Mumm e Angela Contreras

Entre os dias 13 e 26 de Abril, integrantes e professores da YOA - Youth Orchestra of the Américas, seleto grupo de virtuosos jovens instrumentistas das Américas - vieram para o Brasil para ensinar e trabalhar com o NEOJIBÁ.

Dentre os músicos que desembarcaram em Salvador estavam a contrabaixista colombiana Angela Contreras, a violoncelista brasileira radicada nos EUA Marilyn de Oliveira, a violinista norte-americana Mary Ann Mumm e, da Itália, o trompetista Mauro Maur e a pianista Françoise Gadbois. Além de ministrar Master Classes e dar aulas para os jovens da J2J e OPE, eles participaram da apresentação de Música de Câmera realizada no dia 23 de abril pelo NEOJIBÁ, tocando obras que foram desde Vivaldi, com os violinos, até o enérgico Bugsy de Morricone, interpretado por Maur no trompete.

Segundo Helder Passinho, monitor dos trompetes da J2J, a vinda desses grandes músicos fortalece o desejo nato de tocar mais e com mais qualidade, pois há uma constante ênfase na interpretação musical. "Sempre admirei as trilhas sonoras em que Mauro Maur tocou e tomar aula e tocar ao lado dele foi uma grande honra e traz um grande aprendizado para mim", finalizou Passinho.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Prêmio Braskem

J2J no Prêmio Braskem de Teatro, sob regência de Eduardo Torres

No último dia 14/04 (terça-feira) a Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho apresentou-se na sala principal do Teatro Castro Alves, na cerimônia do Prêmio Braskem de Teatro. Num concerto em que as artes cênicas uniram-se à música, os mestres de cerimônia Widotto Áquila e Márcia Andrade fizeram, de maneira didática e singular, relações belíssimas entre o vigor dos metais e o dos atores, as belas sonoridades das madeiras e as diáfanas atrizes, a importância das cordas e os diretores teatrais.

Sob a regência de Eduardo Torres, a J2J incluiu no repertório Batuque de Fernandez, Suíte Estância de Ginastera, Romeu e Julieta de Tchaikovsky e abertura dos Mestres Cantores de Wagner.

Uma apresentação que ficará na memória dos cerca de 1200 convidados, entre atores e representantes do cenário artístico baiano, presentes no Teatro castro Alves naquela noite.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Concerto de Páscoa - Camaçari

Ricardo Castro rege a J2J em mais um belo concerto em Camaçari

No último dia 12 de abril a Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho presenteou a população de Camaçari com um lindíssimo concerto de Páscoa, no Teatro Cidade do Saber. Com regência de Ricardo Castro, os jovens apresentaram músicas como a Abertura dos Mestres Cantores de Wagner, a Sinfonia Inacabada de Schubert, Finlândia de Sibelius - esta regida pelo percussionista da J2J Yuri Barbosa - e a Grande Páscoa Russa de Rimsky-Korsakov, em homenagem à especial data. Além dos integrantes da J2J, a oboísta Eldevina Materula esteve presente no concerto para reforçar aos oboés e enriquecer a apresentação com seu belíssimo som e enorme experiência.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Concertos Didáticos - Abril

Ricardo Castro mostra a diferença entre um violino e uma viola

Nos dias 02 e 06 de Abril, a Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J) apresentou mais dois dos seus Concertos Didáticos na sala principal do Teatro Castro Alves, dessa vez para um público especial: integrantes do Projeto Axé e professores, coordenadores e diretores de escolas da cidade.

Recebendo crianças do Projeto Axé, além de mais de uma centena de presentes, a apresentação do dia 02 teve como destaque a execução da Grande Páscoa Russa, de Rimsky-Korsakov. De uma completamente didática a música foi dividida em trechos tocados por cada naipe, para uma melhor compreensão da peça e da formação da orquestra. Os meninos do Projeto Axé ficaram entusiasmados com a apresentação dos instrumentos, olhando fixamente para a orquestra e ouvindo com atenção a cada palavra dita por Ricardo Castro. Quando perguntados se tinham interesse em tocar algum daqueles instrumentos, quase todos levantaram a mão. Aguardem, pois se depender da vontade deles uma nova orquestra será implantada lá.

No dia 06, a apresentação da J2J foi precedida pela da Orquestra Pedagógica Experimental (OPE), que é composta por jovens de 08 a 18 anos. Para quem viu a OPE se apresentar em dezembro na Concha Acústica, pôde ver o progresso dos pequenos nestes quatro meses. Já no concerto da orquestra juvenil, foram executadas Finlândia, de Sibelius – regida pelo jovem percussionista da J2J, Yuri Azevedo –, Abertura dos Mestres Cantores de Nurembergue de Wagner, entre outras. O público pôde ver e ouvir o som de cada naipe da orquestra, entendendo todo o seu funcionamento e diferentes nuances. Os presentes certamente deixaram o Teatro revigorados com as belas sonoridades mostradas ali.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Visitas Ilustres: Ivete Sangalo e Antonio Meneses

Ivete Sangalo e Antonio Meneses assistem encantados ao ensaio da J2J

Parecia brincadeira de 1º de abril, mas foi a mais pura verdade. Na última quarta-feira a Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho recebeu as ilustres visitas do grande violoncelista brasileiro Antonio Meneses e da cantora Ivete Sangalo – que dispensa apresentações –, prestigiando o ensaio geral do dia. Os jovens fizeram uma execução especial do Tico-Tico no Fubá, com direito a gente caindo no samba, e encantou a estrela baiana. Entre uma brincadeira e outra, Ivete declarou que admira muito os músicos de orquestra, pela complexidade que é conhecer a teoria musical e sua prática. Ela também incentivou os jovens a nunca desistirem da música e, ainda maravilhada com o que havia acabado de ouvir, finalizou: "Vocês são a cara da Bahia!".