quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Ensaios abertos de novembro

Danilo e Hosana apresentam o naipe de violinos

Aconteceu no mês de novembro uma série de ensaios abertos da Orquestra Sinfônica "Juvenil 2 de Julho" (J2J), na sala principal do Teatro Castro Alves. As apresentações ocorreram nos dias 12, 19 e 26 de novembro (quartas-feiras), e foram voltadas principalmente para o público de escolas, instituições, asilos, que não estão familiarizados com a música de concerto. Cerca de 700 pessoas - entre estudantes, crianças, deficientes, idosos e admiradores da música de concerto - marcaram presença.

O evento foi marcado pela sua abordagem didática, com a flautista Ana Júlia Bittencourt comandando as apresentações e, juntamente com os chefes de naipe, fazendo breves explanações sobre os instrumentos. Porém cada dia de ensaio teve sua atração especial. No dia 12, a apresentação da orquestra foi antecedida por cameratas dos integrantes da J2J, e foi regida pelo jovem percussionista Yuri Barbosa; no dia 19, os jovens tiveram a honra de atuar sob a batuta do maestro português Osvaldo Ferreira; e finalmente no dia 26, após apresentação sob a regência de Ricardo Castro, a J2J recebeu a visita da Filarmônica 30 de junho, da cidade de Serrinha, que executou algumas obras de artistas locais.

Links relacionados:

http://www.cultura.ba.gov.br/noticias/plugcultura/criancas-e-adolescentes-de-nova-brasilia-conheceram-o-teatro-castro-alves

http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=10352&mdl=49

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Concerto em Feira de Santana


Apresentação da Juvenil 2 de Julho, sob a regência de Ricardo Castro
A Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J) apresentou-se na última quarta-feira (dia 04) em Feira de Santana, na VI Feira do Semi-árido, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O concerto fez parte da abertura do evento, que contou com a presença da TV Subaé e da TV Universitária. A apresentação também foi importante para a divulgação da música orquestral pelo interior da Bahia - com o intuito de despertar o interesse local - e onde se tem a intenção de futuramente serem abertos novos núcleos do NEOJIBÁ.

O programa apresentado pela J2J no evento foi:

ALBERTO GINASTERA - Suite Estancia
PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY - Marcha Eslava
NIKOLAI RIMSKY-KORSAKOV - A Grande Páscoa Russa
ARTURO MÁRQUEZ - Danzón nº 2
LORENZO FERNANDEZ - Batuque

A Feira do Semi-árido aconteceu de 04 a 07 de novembro com o objetivo principal de ampliar o espaço de discussão sobre os problemas, desafios e potencialidades regionais.

Master Classes - OSESP


Os contrbaixistas do NEOJIBÁ escutam atentamente ao músico Pedro Gadelha

Na última segunda-feira (dia 03), alguns membros do NEOJIBÁ tiveram a oportunidade de receber master classes de músicos da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Os integrantes dos naipes de contrabaixo, trombone, trompa, trompete e violino foram privilegiados com aulas dos instrumentistas que estão entre os melhores do país, aproveitando a passagem da orquestra por Salvador. Pedro Gadelha esteve à frente dos contrabaixos, Wagner Polistchuk dos trombones, Ozéas Arantes comandou o naipe de trompas, Fernando Dissenha o de trompetes, e o spalla da OSESP, Emmanuele Baldini, ficou com os violinos.